Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

EUREKA!!!

Pesquisas
Inventores e criadores angolanos recebem garantias de apoios da petrolífera BP

Luanda – Os inventores e criadores angolanos, que vão representar Angola na Feira Internacional de IENA, em Nuremberg/Alemanha, receberam hoje, segunda-feira, em Luanda, garantias da petrolífera BP de cooperação para o desenvolvimento de engenhos que possam solucionar problemas sociais.

A pretensão foi demonstrada hoje, em Luanda, pelo corpo directivo da multi-nacional petrolífera durante uma visita que a comitiva angolana efectuou nas instalações da empresa, no âmbito da preparação da representação angolana na referida montra Internacional de Ideias e Novos Produtos.

Na ocasião o Director de Desenvolvimento Sustentável da BP, Gaspar Santos, adiantou que o momento é de conhecimento mutuo e depois dentro dos ramos de pesquisa serão encontradas formas de colaboração, tendo sempre como meta a resolução de problemas que afligem a sociedade.

Por outro lado, o vice-presidente da BP, Paulo Pizarro, na presença do Director-Geral, Martyn Morris, fez uma apresentação das áreas de actuação da empresa em Angola, que vai desde a pesquisa à produção de petróleo e gás.

O responsável fez uma incursão aos anos 70, altura em que a empresa se instalou em Angola, explorando os blocos 18 e 31 e a partir dos anos 90 iniciou a produção no bloco 18 de 190 mil barris dia.

Para além das parcerias no seu ramo de trabalho, acrescentou, a BP já faz um investimento de 15 mil milhões de dólares.

Para esta edição da feira internacional de INENA, a decorrer de 1 a 4 de Novembro, a comitiva angolana vai levar invenções e criações como o sistema de uso obrigatório das normas de segurança em empresas, um teclado e rato para deficientes físicos que, a par do aproveitamento da múcua, venceram a 4ª edição da Feira do Inventor/Criador Angolano.

Este evento visou desenvolver uma cultura local assente na base da criatividade e inovação, fomentar o desenvolvimento das tecnologias no país e classificar três representantes para a Feira Internacional de IENA, em Nuremberg - Alemanha.

O inventor/criador Inácio Augusto Simão havia arrebatado o primeiro e terceiro lugares com as obras sistema de uso obrigatório de segurança em empresas de fabrico de engenhos (uso de capacete e da atenção ao longo do exercício do trabalho).

A segunda obra deste inventor é o teclado e rato para deficientes ou diminuídos físicos sem os membros superiores.

O segundo lugar ficou com o inventor/criador Mabiala Damasco, que apresentou o aproveitamento tecnológico da fruta do embondeiro (múcua).

Outro dos eleitos para participar na feira da Alemanha é Alcino Gomes, que apresentou uma caixa de velocidades diferente das comuns.

Para o júri, a cultura por ser também um elemento a ter em conta na Feira de IENA na Alemanha, elegeu-se o sistema Mandombe para representar o país neste evento internacional.

Ao contrário da edição de 2011, em que a comitiva era composta por nove elementos, nesta edição o leque será integrado pelos directores nacionais do gabinete de intercâmbio internacional e de investigação científica do ministério da ciência e tecnologia, Alexandre Costa e Domingos Neto, respectivamente.

A representação angolana contará ainda com técnicos que vão para intercâmbio nas suas áreas do saber científico em representação do ministério da Defesa Nacional, dos institutos Superior Militar e Angolano de Propriedade Industrial (IAPI), da Associação de Investigação Tecnológica Angolana, da British Petrolium e das universidades Agostinho Neto, Lueji A' nkonde, Metodista, entre outras.
 
 
 
Fonte: ANGOP