Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Vamos dancar...!!

Dança
Destacada a importância da dança nas actividades extra-escolares das crianças


Luanda – O público presente no espectáculo de baile “A rainha Ester” destacou hoje, domingo, em Luanda, a importância da implementação da dança nas actividades extra-escolares das crianças, tendo em atenção a sua importância no desenvolvimento físico e psicomotor destes.
Em declarações à Angop no final do espectáculo, os participantes destacaram de igual modo a necessidade do Ministério da Cultura prestar maior apoio em projectos do género, visto ser uma actividade que ajuda na instrução das crianças.
Verónica Diogo referiu que a dança como instrução ajuda na criatividade da descoberta corporal e aumenta a auto-estima das crianças, e faz com que as mesmas se tornem desinibidas e mais sociáveis.
Para si, a Cultura em Angola deve abraçar acções do género, não só cedendo ajudas financeiras mas também institucionais, para que outras portas sejam abertas neste percurso.
Óscar Rodrigues é da opinião que a dança melhora não apenas o desenvolvimento cognitivo da criança, mas faz com que ela se torne multifacetada.
Por sua vez, Paulo Idalécio avançou que a dança em Angola começa a ganhar espaços notórios nas academias, em particular, e no público, em geral.
Referindo-se a dança clássica, o interlocutor da Angop enalteceu a escola de dança Alfa Omega como a grande mentora deste facto.
Especialistas no assunto dizem que a dança enquanto um processo educacional não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas, sim, poderá contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo.
Segundo defendem, este trabalho tem como objectivo reflectir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilita aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, o que contribui para o processo ensino aprendizagem.



Fonte: ANGOP