Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Salve Rainha!

Obra "Rainha Nzinga Mbandi-História, Memória e Mito" já nas bancas

A obra literária “Rainha Nzinga Mbandi-História, Memoria e Mito”, escrita por catorze investigadores nacionais e estrangeiros, está disponível desde segunda-feira no mercado literário.
 
A obra, lançada na véspera dos 349 anos da morte de Nzinga Mbandi que governou os territórios do Ndongo e da Matamba, é composta por quatro capítulos, com textos de investigadores nacionais e estrangeiros, apresentados num colóquio internacional sobre a rainha, na Itália, em 2010.
A rainha desempenhou um papel fulcral, em defesa dos seus povos, enquanto líder dos povos do reino do Ndongo e da Matamba.
“Rainha Nzinga Mbandi-História, Memoria e Mito”, com 223 páginas, foi compilado sob responsabilidade da escritora santomense Inocência Mata.
Nzinga Mbandi viveu durante um período em que o tráfico de escravos africanos e a consolidação do poder dos portugueses na região estavam a se alastrar. Era filha de Nzinga a Mbande Ngola Kiluanje e de Guenguela Cakombe.
O seu nome surge nos registos históricos como uma enviada de seu irmão, numa conferência de paz com o governador português de Luanda.
Após anos de incursões portuguesas para capturar escravos, e entre batalhas intermitentes, Nzinga Mbandi negociou um tratado de termos iguais, converteu-se ao cristianismo para fortalecer o tratado e adoptou o nome português de dona Ana de Sousa.
 
 
Fonte: ANGOP