Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Pai e Pai!!

Líder juvenil exorta filhos a prestarem maior atenção aos pais

 
Huambo - O director nacional da juventude da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Juarês Bongo Manico, exortou hoje, terça-feira, no Huambo, os filhos a prestarem maior carinho e atenção aos pais, por formas a se combater a violência nos lares e na sociedade.


Em declarações à Angop, a propósito do Dia do Pai, assinalado hoje (19 de Março), líder da juventude da IECA, advogou a necessidade dos filhos prestarem maior atenção aos seus progenitores, visto que são os pais que os apoiaram a crescer e a estudar.



"Os pais têm a responsabilidade de educar e instruir os filhos para manter a organização da família, pelo que são fundamentais para vida. Logo os filhos devem obedecê-los tal como diz as sagradas escrituras no livro de Êxodo 20-12, "honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias nesta terra", referiu.

Enfatizou que a grande responsabilidade dos pais é levar os seus filhos à igreja tal qual diz a palavra de Deus, na qual solicita os filhos a respeitarem os seus pais para que cresçam com valores que dignifiquem a sociedade, uma vez que se for ao contrários os progenitores terão sempre que encontrar os seus filhos em penitenciárias devido ao mal comportamento.

Por outro lado, Juarês Bongo Manico disse que as novelas têm uma grande influência negativa, sobretudo com as pessoas que ainda não formaram a sua personalidade, motivo pelo qual os pais e encarregados de educação devem acompanhar junto aos filhos para esclarecerem o seu conteúdo e objectivo real.

"Estamos a importar hábitos que não são nossos como africanos, não é admissível uma pessoa de 30 ou 40 anos a levar o seu próprio progenitor no beiral. Os pais são para nós por isso que é necessário conservar os nossos hábitos e costumes para construção de uma sociedade assente no amor, fraternidade e perdão", frisou.


A data tem origem na antiga Babilónia, há mais de quatro mil anos, em que um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão, que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Em Angola, a efeméride foi comemorada pela primeira vez, de forma institucional, em 2009, sob o lema "Papá cumpra com o seu papel, assuma a sua responsabilidade perante nós (filhos) e a Família".

Para assinalar a efeméride, o Governo tem agendado encontros, debates e palestras com diferentes temas de carácter social e cultural, assim como visitas a instituições de terceira idade, envolvendo gerações de pais mais velhos e mais novos.
 
 
 
 
Fonte: ANGOP