Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Agricultura a crescer!

País tem condições para deixar de importar arroz

O especialista em cultivo de arroz Adão Gonçalves Pinheiro, do Instituto de Investigação Agronómica, assumiu terça-feira no Huambo, que o país tem condições suficientes para deixar de importar futuramente o arroz, a julgar pela disponibilidade hídrica existente no território nacional.


Ao falar à Angop momentos depois da visita efectuada pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga, aos campos de ensaio do cultivo de arroz, o especialista informou que a disponibilidade de água em Angola permite produzir este cereal durante todo o ano, através de rega, utilizando espécies, mas de maior rendimento.


Disse que os técnicos do Instituto de Investigação Agronómica estão a ensaiar nas províncias do Huambo e Bié, fruto da formação adquirida em 2012 no Japão, o sistema de cultivo de arroz por rega, em substituição ao de sequeiro que, lamentou, ainda é praticado pelos produtores angolanos.


Referiu que além do sistema de regadio, os técnicos estão também a desenvolver novas técnicas de sacha e a efectuarem percolação do solo nas áreas de cultivo do arroz, para impedir a infiltração da água, indispensável no sistema de regadio.


"Os ensaios que estamos a efectuar estão a dar resultados muito animadores e tudo aponta que, em poucos anos, deixaremos de importar arroz. Estamos a introduzir técnicas que aumentam a produção e os nossos agricultores poderão produzir o arroz sem depender da chiva", manifestou.
 
 
Fonte: ANGOP