Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Kwanza a Estabilizar!

BNA mantém Taxa Básica de Juro em 10 porcento ao ano


 
Luanda – A Taxa de Juro Básica do Banco Nacional de Angola (BNA) mantém-se fixada em 10 porcento ao ano, segundo uma decisão do Comité de Política Monetária, soube hoje (quarta-feira) a Angop.

De acordo com um comunicado de imprensa a que a Angop teve acesso hoje, o Comité de Política Monetária do BNA decidiu em reunião realizada, terça-feira, 28 de Maio, que a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez mantém-se em 11,25 porcento ao ano, enquanto a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 1% ao ano.

A reunião daquele órgão do BNA analisou os indicadores macroeconómicos, incluindo a evolução recente e as perspectivas para as economias angolana, da região SADC e internacional, e tendo em vista o curso da estabilidade dos preços.

Durante o encontro, a comité concluiu, em termos de evolução da economia monetária e financeira nacional, que no mês de Abril, a taxa de inflação mensal foi de 0,60 porcento, inferior à registada em Março, que foi de 0,66%.

A taxa de inflação dos últimos 12 meses registou uma diminuição, tendo passado de 9,11% para 9,00%. A Classe 07, dos Transportes, foi a que registou maior variação de preços, com 0,97%, sendo a Classe 01 – Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas a que mais contribuiu, em 53,87%, para a inflação registada no mês.
A LUIBOR Overnight situou-se em 6,2 porcento ao ano, enquanto nas maturidades de três e 12 meses, a LUIBOR se situou, respectivamente, em 8,89% e 10,23% ao ano.

Quanto ao crédito à economia, registou-se, no mês de Abril, um aumento de 0, 18%, tendo atingido o stock de Kz dois biliões e 678 milhões e 817 mil e 70 kwanzas.

A taxa de juro média do crédito de 181 dias a um ano em moeda nacional aumentou para 12,53% para o segmento de particulares e diminui para 13,70% para o segmento empresarial.

Já a taxa de câmbio média de referência do Kwanza em relação ao dólar norte-americano situou-se em 96,045 kwanzas no final do mês de Abril, mantendo-se a tendência de estabilidade cambial.

Relativamente à venda de divisas, o BNA vendeu ao mercado um volume de USD 1.980 milhões durante o mês de Abril, perfazendo um total de USD 6.232 milhões nos primeiros quatro meses do ano.

Com os mesmos objectivos, o Comité de Política Monetária volta a reunir-se no dia 28 de Junho de 2013.
 
 
 
Fonte: ANGOP