Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Prioridade As Nossas Criancas!

Executivo tem prestado atenção especial à criança

 
 
 
Luanda – O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Edeltrudes Costa, afirmou nesta terça-feira, em Luanda, que a criança tem sido contemplada no programa do Governo como uma prioridade absoluta e especial, como demonstra a fórmula adoptada na década de 70 do século passado, segundo a qual é necessário “dar à criança tudo o que ela merece”.



O governante fez este pronunciamento quando procedia à abertura do VI Fórum Nacional da Criança-2013, que decorrerá nos dias 28, 29 e 30 do corrente mês, na Assembleia Nacional, em Luanda.



Segundo Edeltrudes Costa, com o fim do conflito armado em 2002 e as imensas realizações levadas a cabo pelo governo a favor da reinserção social dos desmobilizados e as respectivas famílias, o reassentamento nas zonas de origem de milhões de pessoas deslocadas ou refugiadas no exterior, a reconstrução das infra-estruturas, a reabilitação de escolas e unidades de saúde tem permitido aumentar a oferta de serviços essenciais ao bem-estar da criança angolana.



Nesta senda, diminuíram os índices de mortalidade materna e infantil, a redução significativa das enfermidades infantis curáveis e houve um maior acesso a escolaridade. Acrescentou que “as leis contra a violência doméstica também permitiram o reforço da protecção da criança”.




Reiterou que as recentes iniciativas do Executivo com vista a melhoria da vida das populações, em particular da criança, vão permitir executar projectos a partir dos municípios e dos locais de residência, segundo o lema “pensar nacional, agir local”.




Falando sobre o fórum, Edeltrudes Costa frisou que é mais um contributo decisivo para a protecção e valorização da criança angolana, por estar inscrita entre os seus objectivos a vontade de se avançar na implementação dos 11 compromissos para a criança, através da Lei de Protecção e Desenvolvimento Integral da Criança, com a particularidade de se sondar a opinião das próprias crianças sobre os assuntos do seu interesse.



“Espero que a conclusão deste fórum representem mais um passo em frente na defesa intransigente da criança angolana, que é já um lugar-comum considerar o futuro da Nação. Não sem fundamento. Sem o desenvolvimento pleno e harmonioso da criança todas as nossas actuais realizações e mesmo a nossa soberania ficariam ameaçadas”, explicou.



Edeltrudes Costa presidiu à cerimónia em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, num acto presenciado pelo presidente do Conselho Nacional da Criança, João Baptista Kussumua, membros do governo, deputados da Assembleia Nacional, religiosas, especialistas, entre outros.
 
 
 
 
Fonte: ANGOP