Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Era Uma Vez, a 100 Anos atras... Um Diamante..

Endiama celebra 100 anos da descoberta dos primeiros diamantes!



A Empresa Nacional de Diamantes, ENDIAMA E.P realiza de 20 a 21 deste mês, em Luanda, uma conferência internacional para assinalar os 100 anos da descoberta dos primeiros diamantes em Angola.


O evento tem como objectivos apresentar aos participantes as potencialidades diamantíferas nacionais, captar investidores para os seus projectos, reflectir sobre o passado e o presente, e perspectivar os próximos anos.



Durante dois dias serão abordadas questões ligadas à indústria de diamantes e de joalharia, prospecção, pesquisa, produção, comercialização, à lapidção e aos preços no mercado internacional.



Dividida em três sessões, a conferência terá como principais oradores a ministra dos recursos minerais da África do Sul, Susan Shabangu, os ministros das minas do Zimbabwe e da RDC, respectivamente, Obert Moses M'pofu e Martin Kabwelulu Labilo, e o presidente do processo Kimbertily, Welile Nhlapo.



Constam igualmente da lista de intervenientes, os presidentes do Conselho Mundial de Diamantes, da Associação industrial de Diamantes, da bolsa de Xangai e do Dubai e do Banco de Diamantes da Antuérpia, respectivamente, Eli Izhakoff, Maxim Shkadov , Qiang Lin, Peter Meeus e Pierre De Bosscher.



Durante o encontro os ministros angolanos da Economia e da Geologia e Minas, respectivamente, Abrahão Gourgel e Francisco Queiróz, e os governadores da Lunda Norte, Ernesto Muangala e da Lunda Sul, Cândida Narciso vão fazer uma apresentação sobre as potencialidades das eregiões no sector mineral.



O evento vai contar com 700 participantes nacionais ligados aos vários subsectores dos diamantes e outros minerais bem como 100 personalidades internacionais.



No dia 20, está prevista a assinatura de um acordo entre a Endiama E.P e a empresa russa Alrosa. Este acordo vai permitir implementar um trabalho de pesquisa que levará a conhecer com exactidão quais os kimberlitos que deram origem aos diamantes angolanos.



Em Angola a produção de diamantes em 2012 cifrou-se em oito milhões de quilates o que possibilitou arrecadar uma receita na ordem de cento e dez biliões de Kwanzas. Neste momento o preço médio do diamante esta avaliado 13 mil Kwanzas.



Em termos de valor, Angola foi o quarto maior produtor do mundo em 2012 e o segundo em África depois do Botswana.



Em Angola, os primeiros registos de ocorrência de diamantes verificaram-se em 1590, enquanto os primeiros cristais classificados como diamantes foram descobertos em 1909.



Em 1912 aumentaram as evidências da existência de diamantes no país, quando dois geólogos ligados à empresa "Forminiére" encontraram sete diamantes na riacho de Mussalala, na Lunda Norte. Neste mesmo ano, foi criada a Companhia de Pesquisas Mineiras de Angola (PEMA).



As primeiras explorações diamantíferas tiveram lugar em 1917, no rio Chicapa e seus afluentes.
 
 
Fonte: ANGOP