Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Espaço para a Juventude!

Ministro do Planeamento destaca participação da juventude

 

Falando para os jovens de Malanje, no âmbito da auscultação à juventude, inserida no “diálogo juvenil”, o dirigente explicou que o referido plano contempla ainda várias acções como a prevenção da coesão e unidade nacional, a garantia dos pressupostos do desenvolvimento sustentável, bem como a melhoria das condições de vida da população.
 
Abrange ainda, segundo o ministro, a inserção de Angola de forma competitiva na economia internacional, daí que a concretização desses objectivos a longo prazo, deve ser feita através de políticas do Executivo e na perspectiva do investimento público e privado, do qual os jovens são chamados.
 
“Dentre as políticas nacionais definidas, podemos destacar a política integrada da juventude que contém o programa de inserção de jovens na vida activa e o programa de melhoria de vida da juventude e a sua participação no desenvolvimento económico e social do país”, frisou.
 
Por outro lado, Job Graça disse ter tomado boas notas das contribuições dos jovens, durante o encontro juvenil, as quais vão servir para ajudar na resolução dos seus problemas, no âmbito do plano nacional de desenvolvimento para o quinquénio 2013/17.
 
Durante o encontro, os jovens manifestaram entre outras, preocupações ligadas aos domínios de estradas, ordem pública, formação profissional e académica, crédito bancário, bem como a criação de conselhos municipais da juventude, com vista a se promover o associativismo juvenil e se dar oportunidades do primeiro emprego e estabilidade social dos jovens.
 
A fraca distribuição de energia e de água, bem como o lento crescimento socioeconómico da província, são outros aspectos que segundo os jovens, devem merecer atenção, pelo que propuseram ao governo local e ao Executivo, mais rigorosidade na implementação do programa de combate à fome e à pobreza, para que esse desiderato seja concretizado.
 
O encontro decorreu sob o lema “juventude dialogar para desenvolver” e foi testemunhado para além do ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, por vários secretários de Estado, membros do governo da província, sociedade civil e religiosos.
 
As preocupações recolhidas serão levadas a debate no encontro nacional de auscultação à juventude a ter lugar no mês de Setembro próximo em Luanda.
 
 
 
 
Fonte: ANGOP