Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Corrida com a Polio!

Angola prestes a alcançar meta de eliminação da poliomielite


Em entrevista à Angop, o governante disse que Angola está há mais de um ano sem casos de pólio, mas terá que continuar a trabalhar para manter essa situação, melhorando a vigilância epidemiologica e outros aspectos.
 
Para Angola receber o certificado de eliminação da poliomielite, precisa de ficar três anos sem notificar casos de pólio e depois ira uma comissão internacional de verificação para declarar o pais livre da circulação do poliovirus selvagem.
 
Outro elemento tem a ver com o esforço que o mundo, particularmente a África, vem a fazer para a erradicação da poliomielite, mas infelizmente a Nigéria é o pais na região africana que ainda mantem-se como o grande detentor do problema, devido a estabilidade que está a viver.
 
Os Estados que já conseguiram chegar até aqui, como Angola, têm que tomar medidas para não reimportarem o vírus de países da região africana como a Nigéria que ainda se mantém como o grande detentor do problema, devido a estabilidade que está a viver.
 
Estas medidas passam por manter o sistema de vigilância epidemiologica muita activa, a fase da vigilância ambiental, através da recolha da água dos esgotos para se ver se há circulação dos vírus, e garantir uma vacinação de rotina a um nível de cobertura geral que crie imunidades de massas que impeça a reimportação do vírus.
 
Acrescentou que, com a municipalizarão dos serviços de saúde, transferiu-se os recursos e as responsabilidades para os municípios e agora não há razão nenhuma para não continuarmos a melhorar a vacinação de rotina , quer porque a cadeia de frio melhorou significativamente, quer porque há recursos a nível destas áreas para as ações de supervisão.
 
"E também porque tivemos a possibilidade de colocar médicos , principalmente estrangeiros, maioritariamente cubanos, nestas áreas, de modo que só eh necessário orgânizacao para optimizar estes recursos, garantindo que a população, particularmente as crianças e mulheres, tenham um pacote essencial de serviços .
 
 
 
Fonte: ANGOP