Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Toca a Inovar!!

Luanda acolhe feira de Ciência e Tecnologia



O Ministério da Ciência e Tecnologia abre esta Quarta-feira no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, a primeira edição da Feira de Ciência e Tecnologia, que tem como objectivo principal desenvolver uma cultura local assente na criatividade e inovação.


O evento, que vai ser oficialmente aberto pela ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Pereira Teixeira, visa o fortalecimento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação de Angola e proporcionar a verdadeira integração da ciência, tecnologia e inovação na estratégia de desenvolvimento do país.

 O director nacional de Desenvolvimento, Investigação e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Gabriel Miguel, disse, ontem, em conferência de imprensa, que o fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência Tecnológica e Inovação de Angola passa pela capacitação dos seus recursos humanos e pela inventariação do potencial científico e laboratorial.

Gabriel Miguel frisou que a necessidade de desenvolver uma cultura local assente na base da criatividade e inovação, permitindo a inserção da ciência, tecnologia e inovação na estratégia de desenvolvimento do país, está na origem da realização, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, de actividades que visam essa aspiração.

A realização de feiras de ciência e tecnologia e do inventor e criador angolano, e de conferências em matéria de ciência e tecnologia, enquadra-se nesta perspectiva, acrescentou Gabriel Miguel.

A feira, que tem como objectivo específico incentivar e atrair a população em geral para as ciências, tecnologias e inovação, bem como a criação de plataformas ou redes de negócios, vai contar com a participação de 40 empresas nacionais e 20 expositores estrangeiros.

Durante a Feira de Ciência e Tecnologia vão ser apresentados 70 trabalhos científicos e os melhores vão receber prémios nas categorias de instituições do ensino privado, de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, do ensino geral, inventores “freelancers” e empresas.

O evento, que decorre sob o lema “A ciência, tecnologia e inovação ao serviço da sociedade”, encerra no próximo domingo.

Conferência nacional


O Ministério da Ciência e Tecnologia vai realizar, simultaneamente, entre hoje e a próxima sexta-feira, a terceira conferência nacional sobre ciência e tecnologia. Na conferência vão ser apresentados e discutidos resultados de investigação científica. A troca de experiências sobre a contribuição da ciência, tecnologia e inovação na resolução dos problemas sociais e promoção do desenvolvimento sustentável vai ser um aspecto importante da conferência.

Durante os trabalhos os participantes vão abordar assuntos relacionados com a edificação da política de ciência, tecnologia e inovação e o seu impacto, a contribuição da investigação científica para o reforço da segurança alimentar e nutricional, a aplicação da ciência, tecnologia e inovação na gestão dos desastres naturais e questões ambientais e as tecnologias ao serviço da sociedade. A conferência vai incluir também uma mesa-redonda com o tema “A ciência, tecnologia e inovação ao serviço da sociedade”, com especialistas nacionais e internacionais.

O encontro vai contribuir para a gestão dos problemas ambientais, promover o reforço da saúde pública e a sistematização e valorização do conhecimento tradicional, contribuir para o reforço da segurança alimentar e nutricional e promover a utilização das tecnologias no a­poio à sociedade.

Durante a realização da terceira conferência vão ser realizados três seminários sobre a metodologia de investigação científica educativa, jornalismo científico e a cooperação científica e tecnológica entre Angola e Portugal.
 
 
Fonte: JA