Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Autosuficientes...?!

Angola prevê produzir 23,4 milhões de toneladas de produtos agrícolas




Angola prevê uma produção de 23,4 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2013/2014, obtidos a partir de campos que totalizam 5,6 milhões de hectares, segundo um documento oficial.


O documento, elaborado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDA), salienta que os 23,4 milhões de toneladas incluem cereais, hortícolas, leguminosas e tubérculos.


Segundo o relatório, a actual conjuntura do país faz com que o Governo continue a assumir uma parte dos factores de produção, utilizados pelos camponeses, principalmente aqueles que têm muito impacto no aumento da produção e da produtividade.


Sobre a preparação das terras aráveis, o IDA sublinha que o processo de mecanização será encorajado nos locais onde as condições o justificarem, quer em termos de dimensão dos campos quer em termos de escassez de gado de tracção, a incrementar com a introdução de animais e charruas de tracção.


A tarefa de mecanização de 21,360 mil hectares de terra ficará a cargo da Empresa de Mecanização Agrícola (MECANAGRO), enquanto o restante será preparado por associações, cooperativas e outros parceiros.


Na campanha agrícola 2013/2014, o IDA prevê assistir 730.055 famílias de todo o país, a partir das suas 131 Estações de Desenvolvimento Agrário (EDAs).


A organização dos agricultores em associações e cooperativas será incentivada pelas EDAs, que em Janeiro passado criou nas províncias de Malange, Bié e Huambo, 500 escolas de campo, que vão beneficiar cerca de 13 mil famílias até 2015.


O IDA, preocupado com o escoamento da produção agrícola, sublinha que vai procurar ligar os produtores aos mercados, incentivando a sua constituição onde não existem e apoiando quando são incipientes.




Fonte: Semanario Sol