Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Economia a portar-se bem

Taxa de inflação cai em quase 9 porcento



O desempenho da Economia Nacional registou melhorias no IIº Trimestre do exercício financeiro de 2013, com a redução da taxa de inflação em cerca de 9 porcento e a manutenção da estabilidade da taxa de câmbio, numa média semestral de 96,07.

Segundo o Balanço da Execução do Orçamento Geral do Estado referente ao IIº Trimestre do ano em curso, a que a Angop teve acesso, neste período a Receita Fiscal (com a exclusão dos desembolsos de financiamento) teve uma arrecadação na ordem de 2.325 milhões de kwanzas.

Esta arrecadação, explica o relatório, é resultado do Balanço Preliminar da programação macro-fiscal, o que representa 51 porcento da referida programação, representando uma média de 38 porcento do PIB.

Acrescenta que a Despesa realizada (com a exclusão da amortização da dívida e a aplicação em activos financeiros) cifrou-se em 1.905 milhões de kwanzas, representando uma média de 32 porcento do PIB.

Assim, precisa, o saldo global na óptica do compromisso será na ordem de 419.900 milhões de kwanzas, Aproximadamente 7 porcento do PIB, o que se traduz numa melhoria significativa, tendo em conta o OGE 2013.

Refere que a política orçamental mantém o compromisso com as melhores práticas internacionais de governação macroeconómica e gestão das finanças públicas,

adoptando princípios consagrados de Transparência e Responsabilidade Fiscal.

Acrescenta que os principais projectos estruturantes de elevada prioridade nacional de domínio público, plasmados no Plano Nacional de Desenvolvimento de Médio Prazo 2013-2017, apresentam um grau de execução orçamental razoável no II Trimestre.

Em relação aos projectos estruturantes, de acordo com os quadros financeiros contidos neste balanço, destaca-se o Programa de Reabilitação e Construção de Infraestruturas Básicas, como um Investimento de dimensão significativo, com uma dotação orçamental de 260.336 milhões de kwanzas e uma execução de 40.451 milhões, uma execução de 16 porcento.

No domínio da energia, destaca-se o Projecto de Expansão da Capacidade de Distribuição de Energia Eléctrica, com um orçamento de 132,961milhões em 2013, tendo apresentado uma despesa executada de 45.662 milhões de kwanzas.

Isto corresponde a 34 porcento da execução orçamental. O Programa de Reabilitação dos Sistemas Urbanos de Água e Saneamento, tendo sido atribuído em 2013 uma dotação orçamental de 110.162 milhões de kwanzas, apresentando uma execução no final do II Trimestre de 12.457 milhões de kwanzas. Isto corresponde a 11 porcento da execução orçamental, de acordo com o relatório-balanço de execução do OGE 2013, nos primeiros seis meses do ano em curso.

 
 
 
Fonte: ANGOP