Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

A importancia da nossa Agricultura

Comércio Rural desempenha papel fundamental no crescimento económico das famílias




Luanda - O comércio rural desempenha um papel fundamental no crescimento económico de muitas famílias em Angola e a sua revitalização é imperativa para a diversificação da economia comunitária e desenvolvimento sustentável, afirmou hoje (terça- feira), em Luanda, o secretário de Estado do Comércio, Álvaro Paixão Júnior.
 
 
De acordo com o responsável, que falava no acto de lançamento oficial do Programa de Aquisição de Produtos Agropecuários a nível da província de Luanda (Papagro), um dos factores que limita o incentivo da produção agropecuária das famílias camponesas, associações, cooperativas e empresas agrícolas é a falta de um sistema de comercialização organizado no meio rural.
 
Informou que para a revitalização do comércio rural, o Ministério do Comércio elaborou e aprovou a Estratégia do Negócio Rural e Empreendedorismo (Papagro) , que visa a aquisição de produtos agropecuários.
 
Segundo explicou, o Papagro é um programa que visa contribuir para o aumento do rendimento económico da produção agrícola familiar dos camponeses e de outros produtores, centralizado no combate à fome e à pobreza, estímulo da produção interna e redução das importações dos produtos cultivados em larga escala a nível do país.
 
Explicou ainda que o programa tem igualmente como objectivo assegurar o escoamento e comercialização regular da produção interna pelos Serviços Logísticos e de Distribuição de todos os Excedentes de Produção Familiar Camponesa, das Cooperativas e Associações, reduzindo consideravelmente as perdas registadas anteriormente.
 
Segundo o Secretário de Estado, o Papagro tem consigo estruturas bancárias nas zonas áreas de comercialização de produtos dos camponeses e comerciantes, que trabalham nas zonas rurais.
 
Sem avançar o montante, Álvaro Paixão Júnior afirmou que acção torna-se possível hoje com a colaboração do Banco de Poupança e Crédito (BPC), que tem já assinado com o Ministério de Comércio um acordo de financiamento de execução do programa e acredita que outros bancos abraçarão a iniciativa.
 
Hoje, continuou, o programa tem o seu arranque e lançamento oficial, em nove províncias, das 18 do país, como Luanda, Uíge, Kwanza Norte e Kwanza Sul, Benguela, Huambo, Bié, Huíla e Cunene.

Em relação à estrutura de abastecimento e fornecimento de produtos aos mercados oficiais, o programa contempla infraestruturas especializadas e tecnicamente apetrechadas para o tratamento dos produtos, desde a calibragem, lavagem, embalagem, transportação e a entrega de porta/porta, dos produtos com qualidade exigidas pelo mercado moderno.
 
O lançamento foi feito na localidade da Funda, que possui uma população estimada em 10 mil habitantes, maioritariamente camponesa, organizados em três cooperativas.
 
Funda é uma das comunas do município de Cacuaco, província de Luanda.
 
 
 
 
Fonte: ANGOP