Radioguide.fm

Radioguide.fm

envia ao seu amigo

Muzangala TV

Loading...

LOUCO SERÃO

GALERIA

LOUCO SERÃO

Etiquetas

configuração rato

Nossa Herança Cultural

Cultura avalia monumentos



A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, deslocou-se ontem às províncias da Huíla e do Namibe, para uma jornada de trabalho e de averiguação dos locais históricos destas regiões, no âmbito do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, que se assinala dia 18.

Uma nota de imprensa do Ministério da Cultura, enviada à Angop, informa que a jornada começa na província da Huíla, onde a governante descerra a placa classificativa da Missão de Caconda, como património nacional, e tem um encontro alargado com a Direcção Provincial da Cultura, promotores e associações culturais e algumas entidades eclesiásticas.

Na agenda de trabalho da ministra consta ainda o descerramento da placa de classificação dos Edifícios da Missão Católica da Huíla, da Antiga Câmara Municipal, inauguração de uma exposição fotográfica sobre os Monumentos e Sítios classificados e inventariados na província e visita às instalações da Direcção Provincial da Cultura.

As actividades terminam com deslocações ao Museu Regional, Biblioteca Provincial e Arquivo Histórico da Huíla.

No Namibe, a ministra descerra a placa do sítio arqueológico do Tchitundu-hulu, inaugura uma exposição fotográfica na cidade do Namibe sobre o local, assim como descerra as placas dos monumentos de Santo Adrião e São Fernando e tem um encontro com os funcionários da Delegação Provincial da Cultura. As jornadas alusivas aos Monumentos e Sítios têm como um dos propósitos ajudar a criar maior reflexão em torno da preservação dos bens patrimoniais.

Neste âmbito, o Ministério da Cultura celebra, através do Instituto Nacional do Património Cultural, a efeméride sob o lema “Preservar no presente o futuro dos Lugares de Memória”, tendo como alvo principal a valorização de todos os bens do património cultural, capazes de evocar a memória colectiva dos angolanos.
Fonte: JA